Facebook

Torta de limão com queijo mascarpone

Torta-de-limão-com-queijo-mascarpone-1

Quer se apaixonar por uma torta? Então não deixe de experimentar esta receita de torta de limão com queijo mascarpone, uma verdadeira delícia.

Essa é a indicada. Nesta receita o queijo mascarpone reduz a acidez do limão, e o resultado é incrível! Se preferir dar um toque de chef ao final, coloque açúcar caramelizado por cima. Esta quantidade é suficiente para a massa de duas tortas, portanto, irá utilizar só a metade, e o restante poderá ser congelado para uma segunda torta.

Ingredientes:

Para a massa_

225 g de manteiga
150 g de açúcar de confeiteiro 
2 ovos inteiros
450 g de farinha de trigo
2 gemas de ovo

Para o recheio_

300 g de queijo mascarpone
50 ml de creme de leite fresco 
50 ml de leite 
100 ml de sumo de limão 
100 g de açúcar refinado 
3 gemas 

Modo de preparo:

Vamos começar preparando a massa. Coloque a manteiga em uma batedeira e bata até que fique bem macia. Adicione o açúcar, e continue misturando até que a mistura fique pálida. Coloque os ovos um a um, e quando estiverem incorporados, adicione a farinha de trigo. Continue a misturar até que toda a farinha de trigo seja incorporada. Divida em duas bolas iguais. Cada uma deve ter aproximadamente 350 gramas. Uma das bolas de massa deverá ser congelada de imediato, e poderá ser usada para uma próxima torta.  

O forno deve estar preaquecido em 170ºC meia hora antes de levar a massa à assar. A massa deve ser assada primeiro sem o recheio, e, portanto,deve ser assada de forma que fique espaço para colocar o recheio. Isso requer um procedimento especial. Providencie um daqueles sacos de película aderente (daqueles para guardar alimentos congelados) e preencha-o com arroz, ou qualquer outro ingrediente. A questão é que deve “caber” dentro da massa de forma a deixar no mínimo dois centímetros de borda, e arranje-o da melhor forma possível para que a massa fique reta no fundo. Considerando que a película aderente imediatamente irá grudar na massa, certifique-se de deixar sobras da película nas bordas para conseguir retirá-la facilmente. E seis minutos a 170ºC – NÃO MAIS QUE ISSO - é o suficiente para iniciar a definição massa, então retire a película aderente , e retorne a massa ao forno por aproximadamente 15 minutos, até que fique dourada.

Retire do forno, pincele a massa toda com as gemas de ovo, que deverão estar batidas, e retorne ao forno por mais 2 minutos. Isso formará uma pele, de modo que mesmo que haja pequenos buracos na massa, a cobertura não vai infiltrar através dela, e queimar. A massa já está cozida, então tudo que é preciso fazer é definir a cobertura.

Baixe a temperatura do forno para 110ºC, e prepare o recheio.

Para fazer o recheio, misture o mascarpone, creme de leite, leite, suco de limão e o açúcar numa tigela. Bata as gemas separadamente, em seguida, adicione à mistura de mascarpone e incorpore rapidamente com uma varinha mágica. Retorne ao forno por 20-25 minutos, ou até que o centro do recheio esteja firme, mas ainda um pouquinho macio. Deixe esfriar, período durante o qual a cobertura vai firmar. Se quiser caramelizar o topo da torta, polvilhe com o açúcar de confeiteiro, e caramelize com um maçarico. Sirva em temperatura ambiente.

Artigos recomendados

4 Comentários

adorei

seg, 2012-04-23 16:35

Fiquei maluca pela receita, primeiro pk amo torta de limão, depois pk tenho o marcarpone em casa. Mas quando cheguei na questão do saco cheio de arroz "Providencie um daqueles sacos de película aderente (daqueles para guardar alimentos congelados) e preencha-o com arroz, ou qualquer outro ingrediente. A questão é que deve “caber” dentro da massa de forma a deixar no mínimo dois centímetros de borda, e arranje-o da melhor forma possível". Esse peso em cima da massa é para não criar bolhas? Posso servir gelada? Acho que as palavras "preencher e caber" estão mal colocadas e confundem o entendimento.
Abraço

qui, 2013-07-18 20:46

Olá, Sônia!

Esse peso sob a massa é para que a base da massa fique toda no mesmo nível. A massa precisa ficar reta para depois de assada acolher o recheio corretamente.

Você deve preencher o saquinho com arroz e coloca-lo sob a massa, mas como a película (o saquinho) vai grudar na massa, você precisa deixar um espaço para conseguir retirar a película.

Você pode servir gelada ou em temperatura ambiente.

Abraços.

sex, 2013-07-19 15:52

Obrigada Amiga, vou fazer amanhã para recepcionar 2 netos. :-)
Abraços

dom, 2013-07-21 23:06
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.