Facebook

Oferecido por:

O corte de verduras em juliana

corte-de-verduras-em-juliana.jpg

Vamos a começar pouco a pouco a falar de cortes de verduras. Eles são muito importante no mundo gastronômico; na hora de comer um prato não procuramos unicamente que ele tenha um bom sabor e esteja corretamente preparado; quando um prato tem uma boa presentação já começamos a saboreá-lo com os olhos e provamos bocado com uma expetativa positiva.

Quero começar pelo corte em juliana por um motivo muito simples e que certamente vocês entenderão, me nome é Juliana, para mim, este corte é o mais charmoso ;)

Provavelmente quem goste de cozinhar já conheça este corte, mas se você é daquelas que não tem-se especializado muito na cozinha e fica perdida na hora dos cortes, este post esclarecerá o simples e o específico do corte em juliana.

Definamos os alimentos cortados em juliana, são aqueles que cortam-se em finas tiras. A grossura das tiras pode variar segundo o prato, mas em geral, elas são cortadas bem fininhas. Para você ter uma ideia bem clara, sempre que pensar em corte juliana pense em batata-palha; simples.

O uso mais comum para este corte é com os vegetais; mesmo assim, algumas carnes requerem este corte e, pratos específicos. Como já mencionei, este corte dá um estilo mais chique aos pratos, em outras palavras, style.

Este corte tem também o benefício de garantir um cozimento parelho para os alimentos, que na hora de comer é muito importante. Mas ele pode-se usar com alimentos crús, como os vegetais para saladas.

Então, como se faz o corte em juliana?

O primeiro passo é garantir que a faca esteja bem afiada, isso sempre é importante. Uma faca bem afiada permite um controle correto no corte e evita que deixemos de cortar a comida e comecemos a cortar nossas mãos (se bem por estarem mais afiadas demandam cuidado).

Descasque o alimento a ser cortado e no caso das carnes, limpe-a bem, tire as gorduras, courinhos, etc.

Faça uma série de cortes paralelos, equidistantes um do outro, Assim você terá rodelas. Agora faça os cortes equidistantes nas rodelas, e como resultado... Voilá! Verduras cortadas em juliana.

  • corte-de-verduras-em-juliana

Artigos recomendados

9 Comentários

o corte eh juliene* fraces!!!....e nao eh simples assim o corte exige medidas....o legume pos ao corte deve ter 6 cm de comprimento por 3mm de largura e deve ter a base quadrada perfeita....ele tem q ser um cubo alongado!!! isso q eh um verdadeiro corte JULIENE !!!

sex, 2010-08-13 11:46

Realmente não esta bem esclarecido o corte juliene...
Concordo tambem que é lindo e perfeito, pra mim foi uma descoberta incrivel!

sex, 2010-09-24 18:14

Que booooooom !!!!!!

sab, 2010-10-23 05:29

O comentário do colega é típico desses mauricinhos que a mamãe paga a facul de gastronomia e o zé ruela acha que tem talento. Cansei de ver esse tipo na área. Juliene, Juliana ou JULIETE (rsrsrsrs) o importante foi a informação fornecida...vlw Ju. abraço

dom, 2011-04-17 20:40

e o corte juliene tem 3 cm por 3mm não 6 cm por 3mm como escreveu nosso colega.

ter, 2012-02-14 22:48

o mais engraçado é q nunca se chega a uma opinião igual
sempre assim; ja varias discussões, sobre tipo, medida e padrões diferentes.

sex, 2012-07-13 17:58

sempre; varias opiniões diferentes q não se chega a nenhum lugar.
na pratica nunca cheguei a lugar algum q se usasse nomes p/ cortes.

sex, 2012-07-13 18:00

O Importante, é poder passar para os outros seu conhecimento com humildade sem querer aparecer mais que os outros.

dom, 2013-05-26 20:45

Curiosidade: - Alguém sabe dizer de onde surgiu este termo: - " Corte à Juliana "

qui, 2013-09-12 14:31
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.